Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Boletus Eduli: o produto sazonal por excelência

O outono está a começar e não há produto que nos agrade mais do que os Boletus Eduli: são saborosos, delicados e podem ser utilizados em milhares de receitas diferentes, desde tostas e pratos de arroz a pratos de massa e tartes.

Já alguma vez experimentou este produto sazonal? Na La Chinata somos obcecados por utilizá-lo nas nossas preparações mais outonais, e é por isso que estamos aqui para lhe falar da versatilidade deste produto e de como o pode cozinhar, vamos começar!

outono: época dos cogumelos

O tempo frio começa a dar os seus primeiros sinais e as chuvas assumem um papel preponderante no nosso clima mediterrânico. O outono chegou.

E com a chegada do outono, não só damos as boas-vindas ao tempo chuvoso e semi-frio, como também as folhas estão a cair e os nossos campos e florestas estão a ficar amarelos, cor de laranja e castanhos – a nossa época favorita do ano está a começar! Além disso, começa a época de produtos como a abóbora, as castanhas, os citrinos e os cogumelos: verdadeiras iguarias que a terra nos oferece e que temos a oportunidade de saborear em grande estilo.

De todos os produtos que abundam durante estes meses, os cogumelos são os nossos eternos favoritos: são versáteis, suculentos, altamente nutritivos e, quando cozinhados corretamente, são um deleite para o paladar.

Existem milhares de espécies comestíveis no nosso país, mas, sem dúvida, os Boletus Eduli estão entre os mais conhecidos de todos. Gostaria de saber mais sobre este produto sazonal? Falamos-lhe mais sobre eles a seguir!

Boletus Eduli, um fungo único

Este conhecido fungo é um dos mais comuns em Espanha durante os meses de outono, razão pela qual é tão comum encontrá-lo em muitos dos pratos do nosso livro de receitas, tornando-se um elemento-chave na gastronomia popular, sendo a cereja no topo do bolo de pratos de arroz, guarnições de carne, carpaccios e até mesmo em pratos de ovos mexidos.

Este produto cresce normalmente após períodos de chuva debaixo de faias, pinheiros, castanheiros e carvalhos, em solos ácidos e até entre arbustos.
Mas atenção, se quiserem ir apanhar cogumelos, lembramos que em Espanha é necessário ter uma autorização especial que permita realizar esta atividade, por isso, se tiverem planeado o vosso percurso micológico, devem tê-lo atualizado.

Gosta de Boletus Eduli mas não sabe com o que os cozinhar? Não se preocupe, em La Chinata colocámos os nossos aventais e viemos recomendar algumas receitas que pode cozinhar com este produto para desfrutar ao máximo do seu sabor e textura.

Em La Chinata pode encontrar Boletus Eduli conservados em EVOO, assim como outros produtos elaborados com este ingrediente: condimento de boletus edulis, creme de boletus e trufas, creme de boletus edulis e boletus edulis em EVOO

Receitas com Boletus Eduli

Quer conhecer algumas formas deliciosas de comer Boletus Eduli? Sugerimos algumas formas fáceis de comer este produto aproveitando todo o seu sabor, tome nota!

Tosta de queijo creme com Boletus Eduli e rabanetes

Quer algo rápido e fácil de fazer? Esta ideia de Tosta de Requeijão com Boletus Eduli é perfeita para um jantar improvisado mas gourmet, anote os ingredientes!

Boletus Eduli com EVOO
Pão integral de massa fermentada
Requeijão
Rabanetes
Salsa
Basta cortar o pão em fatias da espessura desejada e tostá-las com um pouco do EVOO em que os Boletus Eduli são conservados para que fiquem impregnados do seu sabor.

Em seguida, numa frigideira, adicione os Boletus Eduli e salteie-os até aquecerem e libertarem todos os seus aromas.

Depois, quando o pão tiver arrefecido um pouco, espalhe um pouco de queijo creme na superfície e coloque alguns pedaços de Boletus Eduli por cima. Adicione alguns rabanetes fatiados e termine com uma pitada de salsa fresca e desfrute!

Quiche de Espargos Selvagens e Boletus Eduli e Creme de Trufas

E se quiser coroar-se e deliciar os seus comensais com uma elaboração mais top, prepare esta Quiche de Espargos Trigueros com Boletus Eduli e Creme de Trufas, sucesso garantido! Tudo o que precisa é de

Massa de pão
Creme
Cebola caramelizada
Espargos selvagens
Boletus Eduli e creme de trufas
Queijo ralado
EVOO
Ovo
Noz-moscada
Para o fazer, basta estender a massa quebrada numa forma e picar com um garfo. Reserve no frigorífico.

Em seguida, salteie os espargos selvagens numa frigideira com uma pitada de EVOO e sal em flocos. Numa tigela, junte as natas com um pouco de Creme de Boletus Eduli com Trufa e o ovo. Misture e integre os dois ingredientes até obter um creme homogéneo.

Quando os espargos estiverem prontos, adicione-os ao creme juntamente com a pimenta preta e o queijo ralado à sua escolha, embora recomendemos um queijo suave para realçar o sabor da trufa. Deite a mistura sobre a massa.

Agora é só levar ao forno a 180ºC até que as bordas da massa comecem a tostar e o recheio adquira uma consistência mais firme e… vamos comer!

Comparte con tus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *