Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Chocolate com EVOO: uma combinação a não perder

Somos verdadeiros fanáticos por chocolate: comemo-lo numa chávena, em barras, em bolos, em biscoitos, em bolachas, em molhos… Podemos pensar em milhões de ideias quando se trata de cozinhar com ele! E se há uma coisa de que gostamos mais do que chocolate, é combiná-lo com EVOO. Não sabemos como explicar, mas esta mistura intensa, suave, sedosa, aromática e inebriante deixa-nos completamente cativados.

Já alguma vez experimentou a combinação de chocolate e EVOO? Neste post do blogue, contamos-lhe todos os pormenores que precisa de saber sobre o assunto e algumas receitas que deve tentar fazer. Prometemos que vai adorar. Vamos ao trabalho, chefs!

Chocolate, um alimento básico

Sim, nós sabemos. O chocolate é uma daquelas coisas que não pode (ou deve) faltar no frigorífico: é delicioso, proporciona uma infinidade de benefícios ao corpo e é também ideal para lanches, sobremesas e até para fazer pratos gourmet, incluindo-o em molhos para carnes, por exemplo.

Simples, com leite, com frutos secos, com especiarias… Hoje em dia, podemos encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de variedades de chocolate, cada uma mais curiosa do que a outra. Há para todos os gostos!

Sabia que o chocolate é consumido desde as suas origens como bebida, mas só no século XIX é que começou a ser comercializado em forma sólida? Foi a partir desse momento que nasceram as barras de chocolate tal como as conhecemos atualmente. Curioso, não é?

Não só gostamos dele como bebida reconfortante, como também o adoramos na preparação de sobremesas, molhos ou snacks. É, sem dúvida, o aliado perfeito para melhorar o nosso humor, pois está cientificamente provado que nos ajuda a sentir melhor e melhora o desempenho cerebral, incrível!

E sabia que o tipo de chocolate mais consumido no mundo é o chocolate de leite? É o preferido da maioria das pessoas, mas também é necessário salientar que o chocolate puro é cada vez mais consumido pelos seus benefícios para a saúde e pelo seu sabor intenso e amargo.

EVOO, a chave da equação

E se o chocolate já é uma iguaria e um must na nossa despensa, quando o misturamos com o Azeite Virgem Extra é um completo deleite para o paladar.

Já alguma vez experimentou esta combinação? É intensa, aromática, de textura suave, poderosa… Garantimos-lhe que, quando a experimentar, não vai querer outra forma de acompanhar o chocolate, prometemos!

Não se trata simplesmente de deitar algumas gotas de EVOO sobre uma barra de chocolate (que também é deliciosa), mas sim de uma combinação orgânica de ambos os ingredientes.

O EVOO dá uma textura muito mais cremosa ao chocolate, fazendo-o derreter mais facilmente na boca, além de realçar o seu sabor e equilibrar o amargor do chocolate com o aroma do EVOO. Sem dúvida, uma combinação espetacular.

3 receitas com Chocolate com EVOO

Não tem ideias para incluir Chocolate com EVOO nas suas receitas? Bem, não se preocupe porque aqui estão 3 ideias para que possa desfrutar desta deliciosa combinação, coloque o seu avental e vamos começar!

E como incluí-lo nas suas receitas? Muito simples, aqui estão 3 ideias de receitas para que possa incluir chocolate com EVOO sem esforço.

1.clássico tiramisu com chocolate EVOO

Gosta mais de uma receita tradicional? Então não pode perder este Tiramisu Clássico com um toque gourmet muito especial – experimente!


Ingredientes:

Café torrado com EVOO – 250ml
Queijo Mascarpone – 500gr
Chocolate com EVOO – 1 barra
Bolachas Savoiardi ou Soletilla – 200gr
Açúcar – 100gr
Ovos – 3 grandes
Preparação

Preparar uma boa quantidade de café torrado com EVOO e reservar até arrefecer.
De seguida, separe as gemas das claras e bata-as com o açúcar até obter uma consistência cremosa. Quando estiverem prontas, adicione metade do queijo mascarpone e misture com um movimento de agitação.
Bata as claras em castelo e, quando estiverem bem firmes, junte-as à mistura anterior de gemas, açúcar e mascarpone.
Agora, na taça da sua escolha, coloque os Savoiardi como base e polvilhe-os com um pouco do café EVOO preparado no início do processo de cozedura. Isto vai torná-los húmidos e dar-lhes uma textura mais macia.
Agora é hora de espalhar o creme previamente preparado sobre os biscoitos e repetir o processo até que o creme acabe.
Por fim, rale um pouco de Chocolate com EVOO sobre a superfície do Tiramisu.
Pronto a saborear! Já pode saborear este delicioso Tiramisu Clássico.

2.Mousse de Chocolate com EVOO e Sementes de Sésamo

Se gosta de sobremesas leves, recomendamos-lhe que experimente esta Mousse de Chocolate com EVOO e Sementes de Sésamo. É doce, delicada e muito rápida de fazer. Contamos-lhe todos os pormenores da receita:

Ingredientes

Chocolate com EVOO e Gengibre – 2 tabletes.
Óleo de Sésamo Biológico – para guarnecer.
Sal fumado em flocos – para decorar
Ovos – 3 ovos grandes
Açúcar – opcional
Preparação

Bata as claras com um pouco de açúcar até ficarem firmes e reserve.
Derreter o Chocolate com o EVOO e o Gengibre em banho-maria e misturar com as claras previamente batidas até obter uma textura leve e arejada.
Colocar a mistura nos recipientes e reservar no frigorífico até a textura ficar um pouco mais firme.
Adicione algumas sementes de sésamo preto, sal fumado em flocos e algumas gotas de óleo de sésamo biológico.
E pronto! Agora já podes saborear esta deliciosa sobremesa.

3.Trufas de chocolate com EVOO

Se gosta de cozinhar uma receita doce, simples e com poucos ingredientes, então tome nota destas Trufas de Chocolate com EVOO e prepare-se para ficar maravilhado!

Ingredientes

Chocolate negro com EVOO – 200gr
Natas batidas – 140gr
Cacau em pó – para polvilhar por cima
Preparação

Num tacho, em lume brando, aqueça as natas até ferverem.
Pique as barras de chocolate numa tigela resistente ao calor e, uma vez preparadas, verta as natas previamente aquecidas sobre elas e mexa até derreterem completamente.
Espere agora que arrefeça um pouco, cubra a superfície com película aderente e coloque-a no frigorífico. Deve ficar no frigorífico durante pelo menos 2 horas, mas idealmente durante 24 horas.
Quando a mistura de chocolate e de natas estiver pronta, pegamos em pequenas porções com duas colheres de chá e formamos pequenas bolas.
Uma vez formadas as bolas, passamo-las por cacau em pó e, com a ajuda de uma peneira, sacudimos o excesso e colocamo-las num prato.
E pronto! Agora podemos desfrutar e partilhar estas Trufas de Chocolate com EVOO.

Comparte con tus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *